Seguidores do Blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Boi Calemba Pintadinho: 100 Anos de muita história...


Texto e fotos Lenilton Lima


Um dos Grupos mais tradicionais do Rio Grande do Norte foi homenagiado na noite de 24 de setembro, no Patamar da Igreja de cidade.
Sob a luz da luar e dos rojões começava a brincadeira.... O cortejo saiu da própria Sede do Boi com o apoio da Banda Marcial saíram pelas ruas da cidade anunciando a brincadeira. Enquanto o cortejo acontecia, grupos folclóricos da cidade como o Boi Mirim davam inicio as apresentações no Patamar da Igreja. Durante o cortejo a população da cidade prestigiava e parabenizava o Boi Calamba Pintadinho pelo seu centenário. Ao chegar a Igreja Mestre Dedé Verissímo e Kleber Teixeira (Mateus) visivelmente emocionados dão inicio a brincadeira.
Estavam presentes as autoridades locais como o Prefeito Dr. Jaime Calado, o Presidente da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore Severino Vicente, o Presidente Ada Câmara Municipal dos Vereadores Eraldo, entre convidados como Padre Murilo, a Maruja do Boi Calemba do Mestre Elpídio da cidade de Parnamirim, o Advogado Pablo Pinto entre familiares, amigos e parceiros do Boi Calemba Pintadinho.
A maior homenagem foi de receber o carinho e os aplausos da comunidade presente nesta noite.  Através das comemorações do Centenário do Boi Calemba Pintadinho o grupo e parceiros objetivou-se algumas metas como a pesquisa de sua própria história, criação do acervo com figurinos, adereços, fotografias entre outros objetos. Pretendo-se também recriar a viagem histórica que o Boi fez em 1929 no qual saiu da cidade de São Gonçalo do Amarante até chegar a praia da Redinha, onde no momento se encontrava o pesquisador paulista Mário de Andrade.
Através do tempo e contexto histórico o Boi Calemba Pintadinho é um grande exemplo para nós potiguares, que vem resistindo às grandes dificuldades e em muitas vezes a falta de incentivo, mas continuam perseverantes e confiantes de sua importância para a cultura e história do Rio Grande do Norte e para o Brasil.

Galeria de Fotos
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário