Seguidores do Blog

domingo, 10 de março de 2013

FESTIVAL DE REISADO DE ZABELÊ, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO!




O festival de Reisado de Zabelê na Paraíba reúne grupos de vários estados do nordeste e norte de Brasil.

Zabelê é uma cidade comprometida com a cultura popular. Com um pouco mais de 2.000 mil habitantes, vem produzindo um dos mais belos festivais de folclore do Brasil.

Seu Reisado teve inicio no ano de 1919, por iniciativa do Mestre Manoel Venceslau da Silva, mais conhecido como Manoel João.

Depois que grupo parou de brincar a cidade amargou 30 anos sem o folguedo. Tendo revivido a brincadeira no ano de 2001 e a partir dessa iniciativa criou o Festival de Reisado de Zabelê que já esta em seu 6º ano.

Além do desfile dos grupos e as apresentações no já tradicional palco armado na praça central da cidade o festival proporciona o intercambio entre os grupos e oficinas de variados temas.

A inciativa dos gestores da Cidade de Zabelê no sertão paraibano é exemplo para ser seguido pela maioria das cidades brasileiras.




































































































































































5 comentários:

  1. Belo trabalho, evento maravilhoso e apresentações espetaculares. Tive o prazer de participar e posso afirmar que o evento é sim um exemplo a ser seguido, equipe altamente dedicada com a disseminação da cultura popular brasileira, amei e espero estar lá no próximo evento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, grande registro da cultura popular.

    ResponderExcluir
  3. Vivenciar esse momento maravilhoso de uma autentica manifestação cultural é único, e ainda mais com pessoas lindas e maravilhosas que nos receberam com todo carinho fazendo agente se sentir em casa. Parabéns a todos os brincantes, mestres,mitos e lendas que fizeram de Zabelê um exemplo para o mundo ver !

    ResponderExcluir
  4. Fotos de quem sede de conhecimento! Isso que é Lenilton Guarani, Tive o prazer em conhece-lo pessoalmente nesse evento realizado em Zabelê, grande figura! Está de Parabéns amigão ^_^

    ResponderExcluir
  5. Eita, Lenilton, bons registros. A fotografia a serviço da arte, da memórias, do prazer de viver. Vamos continuar na luta por dias melhores.

    ResponderExcluir