Seguidores do Blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O PONTO DE CULTURA BOIVIVO GANHA TELECENTRO.

Reunião na Sede do BoiVivo - Rua 31 de março, São Gonçalo do Amarante/RN

O Ponto de Cultura BoiVivo recebeu em sua sede na Rua 31 de Março em São Gonçalo do Amarante no dia 16 de janeiro às 11 horas a visita de Tiago Azevedo de Aguiar representante local do projeto MetaReciclagem, a visita que durou aproximadamente duas horas teve o objetivo de explicar para o grupo o que é MetaReciclagem.

Tiago fez uma explanação sobre os computadores que vão ser entregue ao Boivivo até o final de mês de Março e como será o funcionamento do projeto para os integrantes do Boi Calemba Pintadinho.

Os computadores fazem parte do projeto MetaReciclagem que é uma rede organizada, a partir de filosofia com mesmo nome, que atua no desenvolvimento de ações de apropriação e desconstrução de tecnologia, de maneira descentralizada e aberta, propondo uma transformação social.

MetaReciclagem foi criado em 2002, dentro do Projeto Metá:Fora. Ao fim daquele ano, foi negociada uma parceria com a ONG Agente Cidadão, que ofereceu logística e um espaço para o armazenamento e triagem de computadores doados, que eram consertados e distribuídos para a criação de laboratórios de informática em projetos sociais.

A repercussão da MetaReciclagem teve início em 2005 onde recebeu menção honrosa no Prêmio APC de Comunicações Betinho. No ano seguinte, 2006, também recebeu menção honrosa na categoria Comunidades Digitais, do prêmio Prix Ars Eletrônica. Em 2007, foi finalista no Prêmio APC Chris Nicol FOSS. Em 2009, foi contemplada com o Prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura.

Foi mencionado, no site da UNESCO, como referência em reapropriação tecnológica, e também como método chave para elaboração e implementação de projetos governamentais de larga escala como os Pontos de Cultura e Casa Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário