Seguidores do Blog

sábado, 15 de outubro de 2011

O projeto ARTE NO GRITO

O projeto ARTE NO GRITO era uma ação artística e cultural da Associação República das Artes na cidade do Natal.
Surgiu como uma ferramenta que ajudaria no processo de revitalização das feiras livres de nossa Cidade trazendo o entretenimento aos feirantes e clientes.
O projeto da República das Artes teve início no dia 07 de Julho de 2008 e Chegou a produziu mais de 30 intervenções artísticas e culturais nas feiras de Natal.
As ações na maioria das vezes iniciavam no primeiro sábado no mês de Junho e se prolongariam até o último sábado de Julho.
O Projeto iniciou em 2008 e tinha como meta comemorar o aniversário de até julho de 2010, onde a feira do Alecrim comemoraria seus 90 anos de existência.
Diante da proibição dos palhaços argentinos e brasileiros na feira das Rocas.
Nos da República das artes solidários aos artistas impedido de apresentar na feira das Rocas. Fizemos um grande ato em apoio a arte e a cultura nas praças e feiras da nossa cidade.
O ato foi intitulado por “NINGUEM MICALA”.
Depois do ato os Grupos decidiram não comemorar o aniversário da Feira do Alecrim.


 UM POUCO DE HISTÓRIA
Foi organizada no dia 20 Julho de 1920 pelo paraibano José Francisco dos Santos acompanhado de três amigos.
Apenas algum tempo depois a prefeitura moveu a feira para o sábado, e a partir do ano de 1930 passou a cobrar impostos dos feirantes que ali comercializavam. Em 12 de junho de 1958 foi colocada uma placa de bronze no atual número 1297 da Avenida Coronel Estevam, atestando a realização da feira.
Em março de 2007, a feira passou por um processo de organização e padronização promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Foram disponibilizados, entre outros benefícios, banheiros químicos, lixeiras fixas, guardas municipais e garis trabalhando durante todo o período da feira, além da padronização das tendas dos feirantes.
Segundo a SENSUR, em 2011 havia 836 bancas e 437 feirantes cadastrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário