Seguidores do Blog

domingo, 6 de outubro de 2013

Na unha do Guaxinim - Damião Rabequeiro

Inicialmente o Ponto de Cultura BoiVivo, tinha como objetivo pesquisar apenas Boi de Reis no Rio Grande do Norte. Mas como existe muitas ligações entre os Grupos de Boi e seus Mestres com outros setores da arte. Então resolvemos ampliar nossos olhares para a musica tocada nas comunidades, bonecos de João Redondo, pastoris e outros folguedos.

No ano de 2007 quando iniciamos a pesquisa com Boi de Reis tomamos conhecimento de um grande Rabequeiro que tocava Boi de Reis em muitos grupos. Fomos até Parnamirim aonde o Boi de Reis do Mestre Elpídio iria se apresentar em uma brincadeira no dia 24 de dezembro de 2007.

Desde essa época também passamos a acompanhamos Damião. Nosso Rabequeiro é trabalhador alugado é também ganha o sustento da família fazendo pequenos trabalho em casa de família.

Damião sonha em um dia viver só de musica, tocando Boi de Reis, para os bonequeiros, em vaquejadas e principalmente antigos cocos e forros pé de Serra, que ele diz ter aprendeu pelo rádio ainda quando criança.

A musica que Damião toca na Rabeca é "Na unha do Guaxinim" do Potiguar Elino Julião.

4 comentários:

  1. Oi. Estou realizando uma pesquisa de mestrado sobre rabecas. No momento, tenho focado a utilização do instrumento nos diversos Bois do RN. Acabei achando vários vídeos do grande Damião Rabequeiro em seu blog. Gostaria de pedir a ajuda de vcs para obter o contato dele e saber em que cidade ele vive atualmente. Muito obrigado.

    Jorge Linemburg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, será um prazer contribuir com sua pesquisa. Damião mora em Laranjeira do Abidias e esta sempre conosco em Natal e Parnamirim.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir